Blog da Galera: 6 filmes incríveis para quem gosta de arte

Oi, gente! Sou eu, Aniké Pellegrini, mais uma vez. Hoje eu trouxe um tema que me encanta muito: filmes que retratam a vida de artistas da música, dança e artes em geral. Na verdade, os filmes em si já são obras de arte.

 (Divulgação/Divulgação)

Esse tipo de filme, um pouco biográfico e com características de documentário, é o meu tipo preferido! Não canso de ver e até arrisco dizer que gosto mais de documentários do que de filmes de comédia, ação e romance. Por isso, fiz uma lista dos meus preferidos! Não está em ordem de preferência, mas todos estão na Netflix. Vamos lá?

1. Loving Vincent (“Com Amor, Van Gogh”)
O filme sobre o artista plástico Vincent Van Gogh, ícone impressionista, foi inteiramente pintado a mão, com as mesmas técnicas que o artista usava. Sem dúvidas, osso é o que mais me encanta! Além disso, ele explora as hipóteses a respeito da morte dele e, consequentemente, retrata a vida do artista.

2. Frida
O filme aborda a vida da artista mexicana Frida Kahlo, expoente do surrealismo. No filme, ela foi devidamente retratada como uma figura feminina revolucionária, inteligente, determinada e ambiciosa, a qual muitas mulheres se inspiram, inclusive eu.

3. Frances Ha
Diferentemente dos filmes anteriores da lista, este não é baseado em fatos reais. Não é um documentário, mas é sobre a dança. O filme tem uma bailarina como personagem principal, Frances, que não possui muito talento, mas mesmo assim não desiste. É uma obra excelente para assistirmos nos momentos em que precisamos de uma pontinha de esperança; algo que diga “vai dar tudo certo”.

4. Renoir
Este também aborda parte da vida de um artista plástico: Pierre-Auguste Renoir, mais um impressionista para a lista. O filme retrata não só a vida dele, mas a dos seus sobrinhos e de sua modelo. Outro foco da obra é a resistência do pintor e sua paixão pela arte, já que mesmo sofrendo de artrite, ele continuava a pintar.

5. Janis: Little Girl Blue
Filme biográfico sobre a cantora e compositora Janis Lyn Joplin, que conquistou o mundo do rock. O documentário apresenta registros de sua apresentação no festival Woodstock, trechos de entrevistas, cartas e depoimentos de familiares. Nada mais e nada menos do que a Rainha do Rock!

6. Big Eyes (“Grandes Olhos”)
Dirigido por Tim Burton, com Amy Adams e Christoph Waltz, o filme conta a história da artista plástica Margaret D. H. Keane, talentosa e também muito peculiar. Por muitos anos, ela foi escondida dos holofotes e teve sua fama roubada pelo marido Walter Keane. Com certeza você já deve ter visto algum quadro dela, caracterizado pelos grandes olhos melancólicos.

Em todos os filmes da lista, me surpreendi ao perceber que não sabia nada sobre esses artistas tão expoentes no mundo da arte e isso me fez procurar mais referências. Outra questão que os filmes levantaram em mim foi a busca por obras em museus, que já é um passeio que gosto muito de fazer, mas que sempre pode ser mais aprofundado. Espero que gostem das indicações e se tiverem alguma dica semelhante, vou adorar conhecer!

Beijos,
@keke_bp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *